Dante Alighieri - Poeta nacional da Itália
- campusaraujo
- 21 de nov. de 2023
- 8 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Poeta nacional da Itália
Dante Alighieri (1265-1321), foi um dos maiores poetas da tradição literária ocidental e é considerado o poeta nacional da Itália. Sua obra causou um impacto decisivo no desenvolvimento da literatura italiana com contribuições significativas para o início do Renascimento. Muitas de suas ideias e temas foram desenvolvidos por escritores, artistas e pensadores posteriores.
Ele ajudou a moldar a poesia do período e mudou decisivamente a direção da literatura ocidental. Dante (abreviatura de Durante) ajudou a elevar o dialeto toscano à língua literária nacional da Itália. Estabeleceu as línguas vernáculas (vulgares) como línguas literárias e demonstrou que os grandes escritores não precisavam usar o latim. Esta foi talvez sua maior contribuição para o Humanismo e o Renascimento.
Grande admirador da escola siciliana, ele ajudou a popularizar o soneto, seu estilo mais importante de verso. Também ajudou a popularizar os temas da poesia provençal na Itália. Esse tipo de poesia surgiu na Provença, no sudoeste da França. Trovadores provençais celebravam o cavalheirismo e especialmente o amor cortês, estilo de poesia que enaltecia um amor inatingível, muito influente no Renascimento italiano. Seu trabalho ajudou muito a difundir as ideias de amor cortês pela Europa do século XIV ao XVI.
Separação entre a Igreja e a política
Embora o tema de A Divina Comédia (1308-1320) seja religião e salvação, sua publicação é muitas vezes vista como o início do Renascimento e o fim do período medieval tardio na Itália. Parece contraditório o espírito do Renascimento, que exaltava os prazeres deste mundo e do indivíduo, ter começado com uma obra voltada para a religião. Mas, para Dante Alighieri, este mundo tinha seu valor e méritos e não era uma antecâmara para o outro mundo.
A Divina comédia
A Divina Comédia trata da jornada do próprio autor em direção a Deus. Tem três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada parte consiste em trinta e três cantos. Tal divisão reflete a teologia medieval específica do cristianismo. Seu propósito é mostrar às pessoas os horrores que suas almas passariam se não obedecessem às leis de Deus e não vivessem suas vidas corretamente. No Inferno, ele se encontra perdido na floresta e percebe que morreu. Virgílio o ajuda em sua jornada, acompanhando-o pelo Inferno e pelo Purgatório. Na última parte do poema o protagonista encontra virtudes, não pecados. |
Ele não achava errado ser feliz e desfrutar desta vida. Segundo ele, salvação eterna e felicidade terrena não eram incompatíveis. Contribuir para a vida cívica e política era de fato uma postura virtuosa. Essa ideia provou ser muito influente sobre os humanistas posteriores, que desempenharam um papel crucial na evolução do Renascimento.
Grandes pensadores como Maquiavel foram influenciados por Dante. Em seu principal trabalho político ele argumentou que deveria haver uma separação entre Igreja e Estado. Isso contribuiu muito para o pensamento político renascentista.
Essa separação entre Igreja e Estado garantiu que os humanistas que o sucederam se sentissem livres para se concentrar no mundo secular, ou seja, na condição de quem vive no século, entre as coisas do mundo e da vida; o oposto do estado religioso, próprio dos que fizeram votos. Também deixou claro que o envolvimento no mundo secular não era incompatível com suas esperanças de salvação futura.
A política para ele era uma habilidade e não deveria ficar restrita por preceitos teológicos. Suas ideias também influenciaram alguns dos líderes da Reforma. O florentino exilado ajudou a mudar o discurso sobre o papel da religião na Europa. Grande poeta e teólogo religioso, sua concepção da dupla natureza do homem, uma terrena e outra eterna, foi decisiva no desenvolvimento de sua doutrina política.
Pensamentos e ações políticas
Dante também esteve muito envolvido na vida política de Florença, região da Toscana. Em 1300, foi eleito prior, um dos nove membros do governo local, por um período de dois meses. Esse cargo foi a causa de seu infortúnio. Ele e sua família pertenciam a uma das principais facções da cidade cuja política era muitas vezes sangrenta.
Naquela época, as cidades italianas estavam constantemente à beira de uma guerra civil entre os Guelfos, próximos ao Papa, e os Gibelinos, favoráveis ao Sacro Império Romano-Germânico.
Dante Alighieri lutou na Batalha de Campaldino (1289) quando a facção Guelfo da cidade derrotou os Arezzo Ghibellines. Após a vitória, os Guelfos mudaram a constituição e, para permanecer cidadão, Dante teve que se inscrever em uma Guilda, uma associação de comerciantes.
No entanto, como era típico da política rebelde na Itália medieval tardia, os Guelfos logo se dividiram em linhas ideológicas e se tornaram duas facções mutuamente hostis: os Guelfos Brancos (o partido de Dante) e os Guelfos Negros. Inicialmente os Guelfos Brancos estavam no poder e expulsaram os Guelfos Negros de Florença, mas o Papa Bonifácio VIII planejou uma ocupação militar da cidade.
Uma delegação de florentinos, com Dante entre eles, foi enviada a Roma para verificar as intenções do Papa. Enquanto ele estava em Roma, os Guelfos Negros destruíram grande parte da cidade e estabeleceram um novo governo.
Em 1302, com base em acusações amplamente falsas e fabricadas, um juiz ordenou que Dante e seus aliados fossem queimados vivos, caso tentassem retornar a Florença. As acusações incluíam fraude, extorsão, corrupção e até sodomia com um jovem. Dante recebeu a notícia de que seus bens haviam sido confiscados e que ele era considerado foragido e condenado ao exílio perpétuo.
O inferno de Dante
No Inferno de A Divina Comédia, Dante Alighieri descreve nove círculos concêntricos que descem até o centro da Terra. Cada círculo é reservado para diferentes pecados, com punições proporcionais à gravidade do pecado segundo a visão cristã medieval. Os círculos do Inferno de Dante representam uma escala de degradação moral, enfatizando o princípio da contrapasso, onde a punição reflete simbolicamente o pecado cometido. |
Entrada do Inferno - Os Indiferentes
Antes do primeiro círculo, Dante encontra os indiferentes, almas que viveram sem fazer o bem nem o mal. Punição: Correndo eternamente atrás de uma bandeira, picados por vespas, enquanto vermes bebem seu sangue. |
Primeiro Círculo – Limbo
Pecadores - almas virtuosas não batizadas, incluindo figuras da antiguidade que viveram antes do cristianismo.
Punição – nenhum tormento físico, mas tristeza eterna por estar separado de Deus. |
Segundo Círculo – Luxúria
Pecadores – squeles que sucumbiram aos desejos carnais.
Punição - eles são eternamente jogados por ventos violentos, sem descanso, representando sua paixão descontrolada. |
Terceiro Círculo – Gula
Pecadores - glutões que viveram em excesso.
Punição - imersos em lama e chuva congelante, enquanto atormentados por Cérbero, o cão de três cabeças. |
Quarto Círculo - Avareza e ProdigalidadePecadores - avarentos e pródigos que se entregaram demais às posses materiais.Punição - rolar pesos enormes em outros, representando sua obsessão desequilibrada com riqueza. |
Quinto Círculo - IraPecadores – irados e preguiçosos.
Punição - irados são atacados na superfície do Rio Estige, enquanto a preguiça é submersa na lama. |
Sexto Círculo - Heresia
Pecadores – hereges que negaram os ensinamentos da Igreja.
Punição - trancados em tumbas em chamas por toda a eternidade. |
Sétimo Círculo - Violência (dividido em três anéis)
Primeiro Anel - violência contra os outros (assassinos e tiranos).
Punição - submerso em um rio de sangue fervente.
Segundo Anel - violência contra si mesmo (suicídios e perdulários).
Punição - transformado em árvores retorcidas e atacado por harpias.
Terceiro Anel - violência contra Deus, a natureza e a arte (blasfemadores, sodomitas e usurários).
Punição – andar na areia ardente sob uma chuva de fogo. |
Oitavo Círculo - Fraude (Malebolge, dividido em dez valas)
Pecadores - enganadores, incluindo sedutores, bajuladores, falsificadores, entre outros.
Punições - variadas, como ser mergulhado em excrementos, coberto de fogo ou dilacerado por demônios. |
Nono Círculo - Traição
Pecadores - traidores contra seus benfeitores, família, país, entre outros.
Punição - congelado no lago de gelo chamado Cocythia, cada vez mais profundo, dependendo da gravidade da traição. |
Centro do Inferno - Lúcifer
No ponto mais baixo, Dante encontra Lúcifer, preso em gelo até a cintura. Ele tem três faces e devora eternamente Judas Iscariotes, Brutus e Cássio, considerados os maiores traidores. |
Quando o Papa possibilitou que Dante retornasse à Florença, a cidade se encontrava sob o domínio de Carlos Valois, aliado do Papa. No mesmo ano, Dante foi condenado a uma pesada multa, sob a acusação de corrupção no cargo público que ocupava.
Em 1315, o oficial militar que controlava Florença concedeu anistia aos florentinos no exílio, mas o governo da cidade insistiu que os expatriados que retornassem deveriam pagar uma grande multa e fazer penitência pública. Dante se recusou, preferindo permanecer no exílio.
A Divina Comédia
Em A Divina Comédia, sua obra mais relevante, Dante mudou completamente as regras do jogo. Foi o primeiro poeta a escrever um livro de tamanho impacto no vernáculo (língua vulgar) florentino, no século XIV. Isso permitiu que o livro atingisse um público muito mais amplo, contribuindo substancialmente para a alfabetização mundial.
O poema representa a jornada da alma em direção a Deus. Na epopeia, Dante é guiado pela 'sombra' ou espírito do grande poeta romano Virgílio. É uma tentativa de demonstrar como os humanos podem se alinhar ao amor de Deus, visto como a força fundamental do Universo.
Ao contrário do que muitos pensam, o poema leva o nome de Comédia não por lançar mão de recursos de humor. Na verdade, esse termo é o oposto de tragédia. O próprio nome do poema indica que a história terá um final feliz para o protagonista.
No início, a obra foi chamada apenas de Comédia e mais tarde recebeu o adjetivo Divina, por intermédio do poeta Giovanni Boccaccio. Considerada a primeira obra da literatura italiana e mundial, sua grandeza não se resume ao conteúdo, e sim à forma, à qualidade de sua poesia e às rimas extraordinárias.
Entre 1200 e 1300 a Itália era uma nação dividida em diversas pequenas cidades-estados. Em cada uma delas eram falados diferentes dialetos, chamados de línguas vulgares, ou seja, a língua comumente falada pela população. Tudo era escrito em latim e o vernáculo era usado apenas para escrever coisas de pouca importância.
O Purgatório
Dante e Virgílio se encontram no alvorecer de um novo dia. Um barco chega com as almas trazidas por um anjo. Dante subirá o Monte Purgatório, para se livrar dos pecados. No Purgatório existem sete terraços para percorrer. Um anjo coloca sete "Ps" na testa de Dante (os sete pecados capitais). Toda vez que um terraço de um pecado for superado, um "P" será removido. |
Ante-Purgatório
Local onde as almas que não se arrependeram a tempo ou que foram negligentes na fé e esperam para começar sua purificação. Não é um dos terraços, mas uma área de preparação. |
Primeiro Terraço: O Orgulho
Pecado - orgulho (superbia).
Punição - as almas carregam pedras pesadas nas costas, forçando-as a curvar-se em humildade.
Virtude oposta - humildade.
Exemplos de humildade - esculturas de cenas que exaltam a virtude da humildade.
|
Segundo Terraço - A InvejaPecado - inveja. Punição - as almas têm os olhos costurados com arame, para que não possam ver e comparar. Virtude oposta - caridade. Exemplos de caridade - vozes proclamam exemplos de generosidade. |
Terceiro Terraço - A Ira
Pecado - ira.
Punição - as almas caminham em meio a uma fumaça espessa que obscurece a visão, simbolizando os efeitos cegantes da raiva.
Virtude oposta: mansidão. Exemplos de mansidão: Visões de exemplos de paciência e autocontrole. |
Quarto Terraço - A PreguiçaPecado - preguiça. Punição - as almas correm sem parar, demonstrando diligência em contraste com sua negligência anterior. Virtude oposta: Zelo. Exemplos de zelo - cânticos que celebram a devoção ativa. |
Quinto terraço - A avarezaPecado - avareza e prodigalidade. Punição - as almas ficam deitadas de bruços, incapazes de se mover, fixando-se no chão. Virtude oposta - generosidade. Exemplos de generosidade: Clamores de exemplos de desprendimento. |
Sexto Terraço - A GulaPecado - gula. Punição - as almas ficam famintas e sedentas, contemplando árvores cujos frutos estão fora de alcance. Virtude oposta - temperança. Exemplos de temperança - vozes proclamam exemplos de moderação. |
Sétimo Terraço - A LuxúriaPecado - luxúria. Punição - as almas caminham através de uma parede de chamas, purificando seus desejos desordenados. Virtude oposta: Castidade. Exemplos de castidade - cânticos de exemplos de pureza. |
Cume do Purgatório
Após os sete terraços, Dante chega ao Paraíso Terrestre, o Éden, onde as almas purificadas encontram a plena reconciliação com Deus. Aqui, Dante encontra Beatriz, que o conduzirá ao Paraíso Celeste. Esses terraços representam um caminho de transformação, onde os pecados são substituídos pelas virtudes opostas, preparando as almas para a perfeição espiritual no Paraíso. |
Importância de A Divina Comédia para o Renascimento
Na cultura da Idade Média o latim era considerado a única língua adequada para obras literárias e filosóficas. Dante acreditava que as línguas vernáculas eram válidas para a expressão literária e adequadas para certos gêneros como comédia, poesia e prosa.
Dante escreveu A Divina Comédia em florentino, mas emprestou outros dialetos regionais italianos e até o latim. A grande obra de Dante ajudou a tornar o florentino a língua literária da Itália. A influência de Dante durante o Renascimento se espalhou para o resto da Europa.
Isso persuadiu muitos escritores e poetas, como Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio, a abandonar o latim e a escrever em sua língua nativa. Essa mudança teve consequências que foram muito além do mundo literário. Foi assim que o vernáculo florentino se tornou não apenas o dialeto mais popular da Itália como também o mais famoso e prestigiado. Tanto que no resto da Itália falar florentino era considerado um sinal de grande refinamento. Isso ajudou a desenvolver uma consciência nacional durante o alto Renascimento em particular, o que é evidente nas obras de Maquiavel.
Até hoje o poema épico é visto como referência para escritores, redatores e roteiristas, sendo considerado uma das obras-primas de toda a história. Ao contrário dos poemas épicos de Homero e Virgílio, que contavam os grandes feitos históricos de seu povo, A Divina Comédia de Dante é uma obra um tanto autobiográfica, ambientada na época em que viveu e povoada de figuras contemporâneas.
Guiado primeiro pelo personagem de Virgílio e depois por sua amada Beatrice, Dante escreveu sobre seu próprio caminho para a salvação pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, oferecendo julgamentos filosóficos e morais ao longo do caminho.
Dante aproveitou A Divina Comédia para acertar contas com muitos de seus inimigos, entre eles, o papa Bonifácio VIII, para quem reservou um lugar no inferno. Pela monumental influência que a obra exerceu sobre inúmeros artistas, Dante é considerado um dos maiores escritores que já existiram. Como escreveu o poeta T.S. Eliot: "Dante e Shakespeare dividem o mundo entre eles, não há terceiro".
O Longo Exílio de Dante
Por problemas estritamente políticos Dante foi acusado de improbidade administrativa e condenado a pagar uma multa de cinco mil florins, a permanecer confinado dois anos e proibido de exercer cargos públicos para o resto da vida (1303). Como negou-se a pagar a multa ou a se justificar, foi condenado à morte, iniciando sua longa vida de exílio. De Siena partiu para Verona e depois para Bolonha (1304–1306).
O exílio pode ter sido difícil, mas o tornou extremamente produtivo. Ele acreditava veementemente que sua relevância no cenário da literatura seria suficiente para que o exílio fosse revogado e ele pudesse voltar à Florença. Entretanto, por maior que fosse o sucesso alcançado, seu exílio jamais foi encerrado.
O Paraíso
O Paraíso é composto por nove esferas celestes (também chamadas de céus), que giram em torno da Terra. Cada esfera é associada a um planeta ou corpo celeste conhecido na época e simboliza diferentes virtudes ou aspectos espirituais. |
Esfera 1 - O céu da Lua
Virtude - fé. Representa as almas que não cumpriram seus votos por falta de vontade ou por coerção externa. Beatrice explica a Dante que a Lua, com sua luz mutável, reflete a inconsistência. |
Esfera 2 - O Céu de MercúrioVirtude - esperança. É o lugar das almas que buscaram a glória terrena, mas realizaram boas ações. Símbolo - Mercúrio, associado à busca por reconhecimento. |
Esfera 3 - O Céu de Vênus
Virtude - amor. As almas que aqui habitam viveram no amor, mas foram distraídas pelo desejo.
Símbolo - Vênus, planeta ligado à paixão e ao amor. |
Esfera 4 - O Céu do Sol
Virtude - sabedoria. É habitado por espíritos que se destacaram pelo conhecimento e pela iluminação espiritual.
Símbolo - o Sol, fonte de luz e sabedoria. |
Esfera 5 - O Céu de Marte
Virtude - fortaleza. Aqui estão os espíritos dos mártires e aqueles que lutaram pela fé.
Símbolo - Marte, associado à coragem e à luta. |
Esfera 6 - O Céu de Júpiter
Virtude - justiça. Almas que praticaram a justiça e governaram com sabedoria e equidade.
Símbolo - Júpiter, representando autoridade justa. |
Esfera 7 - O Céu de Saturno
Virtude - temperança. Habitantes - os contemplativos, que dedicaram suas vidas à oração e à meditação. Símbolo - Saturno, planeta da introspecção. |
Esfera 8 - O Céu das Estrelas Fixas
Virtude - fé, esperança e amor perfeitos. É o lugar das almas que alcançaram perfeição nas virtudes teológicas. Dante encontra os apóstolos Pedro, Tiago e João. |
Esfera 9 - O Primum Mobile
Virtude - harmonia. É o motor que move todas as outras esferas. Representa a energia divina que mantém o universo em equilíbrio. |
Além das nove esferas, Dante chega ao Empíreo, que está além do tempo e espaço. Lá, ele contempla a presença de Deus e a Rosa Celestial, onde residem os bem-aventurados. |
Dante aceitou um convite do governante de Ravenna para ficar naquela cidade. Foi em Ravenna que o poeta terminou a última de suas grandes obras e morreu em 1321, vitimado pela malária contraída nos pântanos de Veneza. Em Ravenna, ele foi enterrado com grandes honras. Seus restos mortais nunca foram devolvidos à Florença.
Casamento e amor platônico
Beatrice Portinari, que aparece em A Divina Comédia, foi seu grande amor platônico. Ele tinha apenas 9 anos e ela quase a mesma idade quando se conheceram. Beatrice foi adotada como musa inspiradora em toda a sua obra. Ao completar 16 anos, ele voltou a encontrá-la, presenteando-a com o primeiro de seus sonetos de amor.
Entretanto, aos 12 anos, Dante se casou com Gemma Donati, esposa que lhe deu três filhos. Prática comum à época, o casamento de Dante e Gemma já estava acertado entre as famílias quando ambos ainda eram crianças.
Em 1290, Beatrice faleceu. Com a morte precoce da amada, ele se refugiou no estudo, entregando-se à leitura de autores cristãos e clássicos como Boécio, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Aristóteles, Ovídio e Lucano, atravessando um período de amadurecimento que o levou a várias mudanças em sua produção artística. Dois anos depois, Dante escreveu Vita nuova como um canto de louvor ao seu verdadeiro amor.
Obras literárias e filosóficas
La Vita Nova (A Nova Vida) – relato em prosa e verso do amor de Dante por Beatrice Portinari, escrito na primeira pessoa. A narrativa começa a partir do instante em que ele a viu pela primeira vez quando tinha nove anos e ela quase a mesma idade dele. No texto em prosa e nos poemas Dante descreve seus sentimentos em diversas ocasiões.
Após a morte de Beatriz, em 1290, o relato prossegue narrando o sofrimento pela perda irremediável e as dúvidas e angústias do poeta até que ele resolve nada mais dizer enquanto não puder falar dela “como jamais foi dito sobre mulher alguma”.
De Monarchia (A monarquia) – importante tratado político escrito em latim. Era único para a época porque Dante defendia uma Monarquia Universal e a separação entre Igreja e Estado. A obra é composta de três livros, mas o mais significativo é o terceiro, em que Dante confronta mais explicitamente o tema das relações entre o papa e o imperador.
O Banquete – Dante, Petrarca e Boccaccio também são chamados de "as três fontes" ou "as três coroas". Que venham e que todos nós nos sentemos juntos em uma mesa, para o Banquete! Escrito em seus últimos dias, apresenta muitos de seus pensamentos mais convincentes sobre como uma vida de maturidade e civilidade deve ser conduzida.
De vulgari eloquentia (Sobre a eloquência vernácula) – ensaio escrito em latim, inicialmente pensado como quatro livros, mas abandonado no meio do segundo. O primeiro livro lida com a relação entre o latim e o vernáculo, e a busca por um vernáculo ilustre no território italiano. O segundo é uma análise do "canto", ou canção, um gênero literário. ֎
֎
Sufficient Guidance for Nursing Understudies in Distance Education Environments
When it comes to making a difference understudies explore Capella University's competency-based learning structure, Capella FlexPath coaching administrations are significant. The FlexPath strategy requests to self-directed learners since it lets them progress at their claim speed. Be that as it may, a few understudies may discover the need of set due dates and lesson plans to be as well much to handle. By giving scholastic exhortation, illustrating course points, and making a difference with errands to keep understudies on track, a capella flexpath tutor offers much-needed support.
One of the most noteworthy benefits of working with a Capella FlexPath mentor is the custom fitted bolster they offer. Since the learning arrange…
Dedicated Support for Mastering Nursing Coursework and Assessments
Capella FlexPath assessments provide an innovative and self-paced approach to online education, particularly for students pursuing nursing and other healthcare-related degrees. This learning format enables students to work through their courses at their own speed, making it a flexible and efficient choice for busy professionals. Unlike traditional programs, FlexPath allows learners to focus on their competencies without being restricted by fixed deadlines, ensuring a more personalized educational experience. This format is particularly advantageous for nursing students who must balance their studies with demanding work schedules, making it a popular choice for individuals seeking career advancement in the healthcare sector.
One of the primary benefits of Capella FlexPath assessments is their competency-based approach.…
The Evolution of Education: Empowering Learning Through "Take My Class Online"
Education has been an essential aspect of human development for centuries, evolving significantly with the advent of new technologies and methodologies. One of the most prominent shifts in recent years has been the rise of online learning, a revolution that has reshaped how we approach education. The shift to digital platforms has made learning more accessible, flexible, and efficient for a wide range of students, including those juggling full-time jobs, family responsibilities, or other commitments. As part of this digital evolution, services like take my class for me online have emerged as powerful tools to support students in navigating the complexities of online learning. These services empower students to…
Harnessing the Power of Online Learning: Maximizing Educational Opportunities with "Take My Class Online"
The world of education has experienced a profound transformation in recent years, particularly with the rise of online learning. As technology continues to advance, students now have the opportunity to take courses from anywhere in the world, allowing them to pursue academic goals at their own pace and convenience. However, while online education offers unparalleled flexibility, it also comes with its own set of challenges. The demands of self-discipline, time management, and the sheer volume of work can overwhelm even the most motivated learners. This is where services like Take My Online Class come into play, offering a unique solution to these challenges by helping students…
"Ace Your FlexPath Assessments with These Expert Tips"
The Capella University FlexPath program represents an innovative shift in higher education, offering students a flexible, self-paced approach to NURS FPX earning a degree. Unlike traditional programs with rigid schedules and fixed timelines, FlexPath allows students to control the pace of their learning, taking assessments when they feel ready. This flexibility, however, requires students to take ownership of their academic journey. To excel in FlexPath assessments and achieve academic success, students need a strategic approach, combining self-discipline, time management, active learning, and effective use of resources.
The first expert tip for success in FlexPath assessments is understanding the program’s unique structure and requirements. Unlike traditional academic settings, FlexPath is competency-based, meaning that students…